A vida da maneira mais plena possível, de modo integral no presente!

Fundamental II

Ensino de resultado!

Levando em consideração a delicada etapa de transição do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais para o Ensino Fundamental II – Anos Finais, recebemos todos os alunos, especialmente os do 6º Ano, com um propósito inicial que se sobrepõe aos demais: possibilitar a sua adaptação tranquila e segura a um novo ambiente, um novo ritmo de estudo e uma nova sistemática de trabalho.
Acompanhamento especialmente atento e individualizado de nossa equipe serão a marca desta fase, garantindo aos nossos alunos a formação de vínculos com a escola, por meio da construção de novas amizades, admiração e confiança nos professores, na certeza de que são respeitados e acolhidos por todos da Equipe do Colégio ILIMIT. Afetividade e acolhimento são o tom deste momento de passagem.

Acreditamos que ninguém produz o máximo fazendo o mínimo: nossa meta no Ensino Fundamental II é ampliar os horizontes, fortalecer as fundações e projetar nossos alunos para um futuro com possibilidades ilimitadas.

Educação de excelência, preparo para a vida, futuro sem limites!

O Colégio ILIMIT apresenta uma opção consistente para as famílias que valorizam a educação e desejam um futuro sem limites para seus filhos. O objetivo principal da escola é desenvolver uma formação sólida e integral, unindo eixos socioafetivos, intelectuais e acadêmicos, com a equipe pedagógica de mais alto nível de Americana, formada por especialistas extremamente qualificados e dedicados. O Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano, integra um projeto educacional de excelência que atende crianças do Ensino Fundamental I até seu desafio acadêmico mais relevante na educação básica: o vestibular. Propomos aos pais e alunos uma escola completa neste segmento através de:

PARCERIA INCONDICIONAL COM AS FAMÍLIAS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS:

A equipe de profissionais do Colégio ILIMIT é composta por especialistas apaixonados por educação e que se colocam ao lado das famílias oferecendo-lhes parceria incondicional durante o processo de desenvolvimento das crianças e jovens, nossos alunos, em todas as dimensões do humano. Além de informar, acreditamos que a escola deve/pode contribuir com a formação plena do aluno: sua socialização, seu desenvolvimento intelectual, sua formação cultural ampla e também no seu desenvolvimento pessoal e social.

ENSINO FORTÍSSIMO, COERENTE E CONTEXTUALIZADO

Propomos uma formação intelectual consistente e pluricultural, a partir de estudo orientado, baseado em inter/transdisciplinaridade e no desenvolvimento do raciocínio analítico e crítico como ferramenta importante para a construção de uma visão realista de mundo. Acreditamos que somente assim a Escola pode constituir-se, não apenas como espaço de reprodução de conhecimento, mas também como espaço de transformação/evolução pessoal.

A Educação Socioemocional

Vem contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autônomas, solidárias

Com resiliência e capacidade de superar desafios, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores defendidos pelos direitos humanos.
Apoio e acompanhamento especializado na otimização do aprendizado a partir da atuação de uma equipe de professores educadores altamente qualificados e versáteis na aplicação dos recursos disponibilizados pelo Sistema Poliedro de Ensino, suporte eficiente da nossa ação pedagógica.

COLEÇÃO CALLIS

A Coleção Callis é o novo material para o Ensino Fundamental II do Sistema de Ensino Poliedro. Callis signica “caminho” em latim e representa a compreensão da aprendizagem como um caminho a ser percorrido por cada indivíduo. A proposta é oferecer um material contextualizado que:

• Valorize os conhecimentos prévios dos alunos e o meio em que vive;

• Incentive o trabalho conjunto das disciplinas escolares na construção do saber comum;

• Proponha o ensino em espiral – com os conhecimentos sendo explorados e aprofundados a cada ano;

• Promova a formação de um aluno questionador e autônomo, protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.

 

A coleção empenha-se para aproximar os conceitos da vivência do aluno, estabelecendo relações, apresentando propostas, estimulando a reflexão e facilitando a prática.
Ao lado da equipe docente se coloca o trabalho valioso da coordenação pedagógica, dando suporte e incentivo de forma individualizada aos alunos, para que acreditem em suas capacidades e se sintam aptos para evoluir.

FORMAÇÃO HUMANISTA

Entendemos que cabe à Escola, especialmente durante os anos de Ensino Fundamental, considerar as características próprias de cada indivíduo e descobrir aptidões, despertar interesses e incentivar talentos. Esta talvez seja uma das etapas mais fascinantes da nossa missão. Neste sentido, acreditamos que cabe também à escola o relevante papel de criar espaços, oportunidades, para que os alunos possam exercitar o autoconhecimento e o saber conviver, descobrindo/reafirmando, contestando e/ou reformulando seus valores, suas aptidões, seus limites e aspirações. Valorizamos as atividades e atitudes que estimulem iniciativa, proatividade, persistência, comunicação efetiva, trabalho em equipe e autoconfiança. Nosso objetivo/desejo é incentivar o protagonismo do aluno para que ele seja sujeito ativo em sua história e na sociedade.

Escola é lugar de encontro

Trocas, aprendizagem constante, superação de dificuldades e aperfeiçoamento de talentos.

Conviver bem com a diversidade, aprender com ela e exercitar o respeito ao outro são essenciais neste contexto. Monitores, funcionários, coordenação, e professores formam um time sempre acessível aos alunos para orientá-los no cumprimento das regras de convivência dentro da escola e na preservação do melhor ambiente para o crescimento pessoal e social de nossos alunos.

Acreditamos na cordialidade e no respeito bilaterais e buscamos construir com cada um de nossos alunos uma relação amigável e de confiança. Às famílias, essa atuação assegura o olhar atento da escola acompanhando o dia a dia de seus filhos durante toda a sua estada conosco.

Acreditamos que a construção de uma vida futura feliz, plena de realizações e de sucesso pessoal e profissional depende de apoio, oportunidade, orientação adequada e dedicação desde sempre. Profundo senso de justiça, noção clara de direitos e deveres, capacidade de se posicionar firme e significativamente nas situações de vida, trabalho e relacionamentos são, para nós, elementos essenciais de uma educação de qualidade.
Assim, todo o projeto educacional do Colégio ILIMIT foi estruturado para proporcionar aos seus alunos uma mistura bem equilibrada de vivências que trabalhem todas essas dimensões do humano durante os anos que passarem conosco.

A educação se faz com parceria: FAMÍLIA e ESCOLA têm papeis diferentes neste processo, porém, complementares. A coerência entre nossos objetivos, discursos e ações deve ser a base do esforço educativo que nos propomos a realizar em conjunto. Reuniões com os pais e/ou responsáveis, entrevistas específicas de acompanhamento, atendimento individual dos alunos/famílias são alguns exemplos da integração e assistência completa que deve permear esta parceria.

Priorizamos ações que garantam todo o apoio necessário para possibilitar o APROVEITAMENTO MÁXIMO DOS MOMENTOS DE APRENDIZAGEM dos nossos alunos:

• Tarefas de casa em todas as disciplinas, orientando os alunos sobre o que e como estudar;
• Aulas de Recuperação (retomada de conteúdos);
• Educação Socioemocional, do 6º ao 9º ano;
• Projetos: Mostra Científica e Cultural, Festa Junina, Gincana;
• Aulas de Apoio: Matemática e Língua Portuguesa (6° ao 9° ano) e Inglês (apenas para o 6° ano).

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Preparando as crianças para a vida!

Com um “clic” nós e nossas crianças mergulhamos várias vezes ao dia numa rede de informações sem fronteiras. Digitando uma palavra-chave num site de busca, temos acesso a um universo infinito de dados e informações. Daí a conclusão: há tempos não é mais na escola que se concentra o saber, nossos alunos chegam às salas de aula com um grande número de informações, no geral.
Cabe à escola, então, ensiná-los a selecionar, pensar, analisar, articular raciocínios para transformar informação em conhecimento e conhecimento em posturas/ações/escolhas conscientes e responsáveis para si e para os outros. PENSAR CRITICAMENTE, EMBASADAMENTE, para desenvolver as estruturas mentais que possam lhes permitir aprender mais, resolver problemas, enfrentar desafios, criar, viver plenamente. Esta é a missão maior de uma escola competente.

Com resiliência e capacidade de superar desafios

Com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo

Buscando trabalhar essa interface do nosso projeto educativo, abrimos espaço, do 6º ao 9º anos do ensino Fundamental II para a “Educação Socioemocional” componente curricular que visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autônomas solidárias, com resiliência e capacidade de superar desafios que conhecem e exercem os outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores defendidos pelos direitos humanos.

Vale ressaltar que, de acordo com pesquisas recentes, alunos que passaram por programas de desenvolvimento de competências socioemocionais, aumentaram em cerca de 10% seus resultados em processos seletivos, além de terem obtido maior estabilidade familiar, profissional e financeira ao longo de sua vida.

MAIS INFORMAÇÕES

• Sistema trimestral de gestão acadêmica: ocorrerão três ciclos de avaliação formal ao longo do ano letivo, e cada um deles será composto com avaliações discursivas (PDs), provas modelo 1as. fases dos vestibulares – múltipla escolha (PTs) e provas modelo ENEM (PEs).

• Média mínima (segundo tópico)

• Processo de recuperação paralela trimestral e final: o estudante que não obtiver a média mínima participará, em caráter obrigatório de atividades de resgate de conteúdos do trimestre (REC Trimestral) e não atingindo o total de 18 pontos realizará a REC FINAL